- Relativamente à Distância Transaccional, já foi feita uma abordagem a esta teoria, numa postagem publicada em Outubro de 2008.
Existem quatro tipos de interacção: aluno-conteúdo, aluno-instrutor, aluno-aluno e aluno-interface. Dos vários modelos e esquemas de codificação para a interacção online, é de referir o modelo de Gunawardena e colegas(1998) que constitui cinco fases de construção do conhecimento:
- Partilha/comparação de informação;
- Descoberta e exploração da dissonância ou inconsistência entre ideias,
- Negociação de significado/co-construção de conhecimento;
- Teste e modificação de sínteses propostas ou co-construção; e
- Afirmação de acordo/aplicação de significados recentemente construídos.
- A Presença Social é constituída por elementos fundamentais como: a intimidade, a proximidade e a satisfação dos estudantes.
Short e al (1976), apontam a intimidade, determinada por respostas pessoais com sorrisos e contacto visual, e a proximidade, determinada por interacções verbais e não verbais, como elementos de presença social, resultado dos participantes e do meio que os envolve. Nem todos os participantes actuam da mesma forma, cada um agarra as oportunidades de modo diferente, consoante os diversos meios e como lhe são apresentadas as diferentes oportunidades de intimidade e de proximidade.
Gunawardena e Zittle (1997), fazem referência ao impacto que o conceito de presença social tem na satisfação dos estudantes em relação ao ensino à distância. Foram feitas várias pesquisas e experiências com estudantes e constatou-se que a presença social parece provável de ser um factor importante para a aprendizagem e satisfação dos estudantes em cursos à distância, não ficando claro de que forma traz impactos à mesma. Os estudantes geram a presença social através da natureza e conteúdo da sua participação, elemento essencial tanto no seu grau de satisfação como no de aprendizagem. É necessário estabelecer presença social no início dos cursos e continuar a mantê-la ao longo do tempo, dado que a tendência é a de decréscimo de participação por parte dos estudantes. Estes, valorizam as discussões entre o professor e o grupo de estudantes, sendo a estrutura do curso um factor relevante para o debate.
A presença social é sustentada pela natureza da discussão, a sociabilidade nas aulas online e a participação do professor que exerce um papel fundamental em todo o processo, pois transmite um feedback fidedigno ante a exposição dos conhecimentos adquiridos.
Um comentário:
Bonito blog passe tb no meu estou agora a começar.
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