sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Papéis dos Estudantes e Interacção


Através da revisão bibliográfica sobre o texto de Wallace, R. (2003), foi feita uma reflexão sobre os Papéis dos Estudantes e a sua Participação em aulas online, que se desenvolve em três métodos teóricos: Distância Transaccional, Interacção e Presença Social.

- Relativamente à Distância Transaccional, já foi feita uma abordagem a esta teoria, numa postagem publicada em Outubro de 2008.
- A Interacção tem sido usada para melhor entender a construção do conhecimento por parte dos estudantes em ambientes educativos à distância.

Existem quatro tipos de interacção: aluno-conteúdo, aluno-instrutor, aluno-aluno e aluno-interface. Dos vários modelos e esquemas de codificação para a interacção online, é de referir o modelo de Gunawardena e colegas(1998) que constitui cinco fases de construção do conhecimento:

- Partilha/comparação de informação;
- Descoberta e exploração da dissonância ou inconsistência entre ideias,
conceitos ou afirmações;
- Negociação de significado/co-construção de conhecimento;
- Teste e modificação de sínteses propostas ou co-construção; e
- Afirmação de acordo/aplicação de significados recentemente construídos.

Na sequência de um estudo efectuado com base nestas cinco fases resultou na descoberta que, neste tipo de interacção, a informação adicional era adquirida, mas as estruturas básicas dos pontos de vista dos participantes permaneciam as mesmas. Os estudantes envolviam-se numa aquisição de informação que era compatível com conhecimentos existentes aumentando a sua base geral de conhecimentos. Contudo, este intercâmbio social ocorre numa discussão com falta de fluidez e discussões sem seguimento, originadas da falta de comunicação dos participantes para clarificar e discutir as ideias e conceitos dos temas em debate. Uma hipótese para explicar uma situação desta natureza é a de que é muito mais fácil não intervir nas mensagens online quando estas são incompatíveis com o grau de conhecimentos adquiridos, do que quando o mesmo acontece num ambiente presencial.

- A Presença Social é constituída por elementos fundamentais como: a intimidade, a proximidade e a satisfação dos estudantes.

Short e al (1976), apontam a intimidade, determinada por respostas pessoais com sorrisos e contacto visual, e a proximidade, determinada por interacções verbais e não verbais, como elementos de presença social, resultado dos participantes e do meio que os envolve. Nem todos os participantes actuam da mesma forma, cada um agarra as oportunidades de modo diferente, consoante os diversos meios e como lhe são apresentadas as diferentes oportunidades de intimidade e de proximidade.

Gunawardena e Zittle (1997), fazem referência ao impacto que o conceito de presença social tem na satisfação dos estudantes em relação ao ensino à distância. Foram feitas várias pesquisas e experiências com estudantes e constatou-se que a presença social parece provável de ser um factor importante para a aprendizagem e satisfação dos estudantes em cursos à distância, não ficando claro de que forma traz impactos à mesma. Os estudantes geram a presença social através da natureza e conteúdo da sua participação, elemento essencial tanto no seu grau de satisfação como no de aprendizagem. É necessário estabelecer presença social no início dos cursos e continuar a mantê-la ao longo do tempo, dado que a tendência é a de decréscimo de participação por parte dos estudantes. Estes, valorizam as discussões entre o professor e o grupo de estudantes, sendo a estrutura do curso um factor relevante para o debate.

A presença social é sustentada pela natureza da discussão, a sociabilidade nas aulas online e a participação do professor que exerce um papel fundamental em todo o processo, pois transmite um feedback fidedigno ante a exposição dos conhecimentos adquiridos.

No âmbito deste tema, é de todo o interesse ler o artigo "Reflectindo sobre a interacção social em ambientes virtuais de aprendizagem"


Um comentário:

Misterioso disse...

Bonito blog passe tb no meu estou agora a começar.