O ensino-aprendizagem em ambientes formais têm características peculiares que não se verificam no ensino não-formal. A importância de uma aprendizagem cooperativa e colaborativa é enfatizada no ambiente de aprendizagem online no qual a Internet dispõe de um conjunto de facilidades que permite a conversação e o trabalho cooperativo de modo a promover a comunidade virtual.
Os investigadores e os instrutores encaram a aprendizagem como uma actividade social, que pode ser enriquecida e fomentada com a participação e a colaboração entre e de todos os intervenientes através dos meios tecnológicos de que dispomos actualmente. Quando não existe esta interacção colaborativa, usufruindo das novas tecnologias como a Internet, estamos a desperdiçar recursos fundamentais para a promoção do processo de ensino-aprendizagem. A comunidade e colaboração são constructos que andam a par, ou seja, a comunidade é evidenciada pela colaboração, e o sucesso da colaboração depende da existência da comunidade.
A natureza assíncrona da Web permite e requer uma aprendizagem cooperante, de modo a que todos os alunos se sintam motivados a participar activamente, partilhando ideias tanto pessoais como académicas. Através dos fóruns de discussão ou em outra forma de conferência em rede, esta interacção é possível a qualquer momento.
Vários autores fazem referência à colaboração como prova de existência de uma comunidade. A interdependência entre os estudantes, apoiando-se mutuamente em vez de competirem entre si, a síntese de informação em conjunto e a independência do instrutor, constituem elementos-chave para a colaboração. Para os investigadores, as aulas online com colaboração ou comunidade representam um modelo que focaliza a construção do conhecimento e não a mera distribuição de informação.
A interacção entre os estudantes é um factor fundamental de comunidade em aulas online.
No Congresso Internacional de Educação a Distância, no Rio de Janeiro, Brasil - XII CREAD MERCOSUL/SUL, encontramos uma tese interessante sobre Abordagens educacionias baseadas em dinâmicas colaborativas on line http://www.cread2008.com.br/programacao/trabalhos/993.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário