A Aldeia global em que o nosso planeta se transformou, altera-se a cada dia que passa, onde as novas tecnologias conquistaram o lugar dos velhos hábitos tradicionais.
Na área da educação os avanços tecnológicos vieram proporcionar métodos de ensino inimagináveis há três décadas atrás. A aprendizagem online é o passo mais recente no processo educativo, quer ao nível do ensino superior, quer ao nível do ensino não superior. Embora a oferta dos cursos à distância oferecidos pelas Universidades remonte a 1890, foi a partir de 1990 que os cursos online surgiram como um fenómeno novo. Com o advento da educação online é crucial que se questione a função interactiva do professor, o papel que vai assumir aquando do início da aula online, e saber como a natureza do conteúdo das aulas vai influenciar o ensino e a aprendizagem à distância. Contudo, é necessário ter em conta os papéis dos estudantes e as interacções com todos os intervenientes do processo educativo.
Os conceitos importantes na investigação sobre o ensino e a aprendizagem online podem ser discutidos em quatro grandes categorias: função e interacção dos estudantes; função e interacção dos professores; colaboração e comunicação online; e novas ferramentas de apoio à formação online.
Na área da educação os avanços tecnológicos vieram proporcionar métodos de ensino inimagináveis há três décadas atrás. A aprendizagem online é o passo mais recente no processo educativo, quer ao nível do ensino superior, quer ao nível do ensino não superior. Embora a oferta dos cursos à distância oferecidos pelas Universidades remonte a 1890, foi a partir de 1990 que os cursos online surgiram como um fenómeno novo. Com o advento da educação online é crucial que se questione a função interactiva do professor, o papel que vai assumir aquando do início da aula online, e saber como a natureza do conteúdo das aulas vai influenciar o ensino e a aprendizagem à distância. Contudo, é necessário ter em conta os papéis dos estudantes e as interacções com todos os intervenientes do processo educativo.
Os conceitos importantes na investigação sobre o ensino e a aprendizagem online podem ser discutidos em quatro grandes categorias: função e interacção dos estudantes; função e interacção dos professores; colaboração e comunicação online; e novas ferramentas de apoio à formação online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário